
Um dos professores de gestão mais influentes e consultores da era pós-guerra , morreu no dia 18 de janeiro de 2000 em Salt Lake City. Herzberg morou Utah desde 1972, quando ele foi convidado a participar da Universidade de Utah College of Business, em seguida, chefiada por George Odiorne.
Ao contrário de outros pensadores, como Abraham Maslow, que tentavam explicar as necessidades humanas em diversos campos, a Teoria de Frederick Herzberg foi, desde o início, baseada no estudo das atitudes e motivações dos funcionários dentro de uma empresa.
Herzberg desenvolveu um estudo para tentar entender os fatores que causariam insatisfação e aqueles que seriam os responsáveis pela satisfação no ambiente de trabalho. O resultado destes estudos foi pela primeira vez publicado em 1959, sob o título "a motivação para trabalhar - The Motivation to Work"
Os estudos incluíram pesquisas, onde os trabalhadores de diversas empresas eram estimulados a explicitar quais seriam os fatores que os desagradavam, assim como os que os agradavam na empresa. Os fatores que agradavam ao funcionário foram chamados de Motivadores. Aqueles que desagradavam levaram o nome de fatores de Higiene. Por isso, a teoria é mais conhecida como "a Teoria dos dois fatores de Herzberg: Motivação - Higiene".
Os fatores de Higiene são aqueles que são necessários para evitar a insatisfação no ambiente de trabalho, mas por outro lado não são suficientes para provocar satisfação
Para motivar um funcionário, não basta, para Herzberg, que os fatores de insatisfação estejam ausentes. Pelo contrário, os fatores de satisfação devem estar bem presentes.
Para Herzberg:
Fatores que levam à insatisfação > Política da Empresa ; Condições do ambiente de Trabalho ; Relacionamento com outros funcionários ; Segurança ; Salário.
Fatores que levam à satisfação > Crescimento , Desenvolvimento , Responsabilidade , Reconhecimento , Realização.
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