quinta-feira, 8 de outubro de 2009

HENRY FAYOL




Henry Fayol - 1841 - 1925 - Nasceu na França em 1841. - Construiu sua carreira como executivo. - Ganhou reputação de Administrador eficiente. - Engenheiro aos 19 anos. - Em 1888, assumiu o comando de uma grande empresa às portas da falência. - Escreveu, em 1916, “ Aministration Industrielle et Générale”. - Quando se afastou da empresa, ela era uma das mais prósperas da França.

A OBRA DE FAYOL

Henry Fayol, o fundador da Teoria Clássica da Administração, nasceu em Constantinopla, formou-se engenheiro de minas aos 19 anos e entrou para uma companhia metalúrgica e carbonífera, onde desenvolveu toda a sua carreira. Aos 25 anos foi nomeado gerente das minas e aos 47 assumia a gerência geral da “Compagnie Commantry Fourchambault et Decazeville”, que no momento se encontrava em situação difícil. Em 1918 transmitiu a empresa ao seu sucessor, dentro de notável estabilidade. Fayol expôs sua Teoria de Administração em seu famoso livro “Administration Industrielle et Générale”, publicado em Paris em 1916. Exatamente como Taylor, Fayol empregou seus últimos anos de vida à tarefa de demonstrar que, com previsão científica e métodos adequados de gerência, resultados satisfatórios eram inevitáveis. Assim como nos Estados Unidos a Taylor Society foi fundada para divulgação e desenvolvimento de sua obra, na França o ensino e o desenvolvimento da obra de Fayol deram motivo à fundação do Centro de Estudos Administrativos.
Teoria Clássica da Administração

Surgiu na França, baseada no sucesso administrativo empírico do também engenheiro Henry Fayol, que enfatizava a estrutura que a organização deveria possuir para ser eficiente.Tinha uma visão global da empresa, uma abordagem anatômica e estrutural. Fayol afirmava que seu êxito se devia não só às sua qualidades pessoais, mais aos métodos que empregava. Exatamente como Taylor, Fayol empregou seus últimos anos de vida à tarefas de demonstrar que, com previsões cientificas e métodos adequados de gerencia, resultados satisfatórios eram inevitáveis. Fayol expôs sua teoria no livro Administration Industrielle et Générale, publicado em Paris, em 1916. Tanto a administração Cientifica quanto a Clássica buscavam alcançar a eficiência organizacional. Segundo a administração cientifica, esta era alcançar através da racionalidade do trabalho operário e no samatório da eficiência individual. A teoria clássica, ao contrario partia do todo organizacional e da sua estrutura para garantir eficiência as partes envolvidas.
Conceitos de Administração

Para Fayol, a função administrativa não se concentra exclusivamente no topo da empresa, nem é privilégio dos diretores, mas é distribuídas proporcionalmente entre todos os níveis hierárquicos. A medida que se desce na escala hierárquica, mais aumenta a proporção das outras funções da empresa e, a medida que se sobe na escala hierárquica mais aumenta a extensão e o volume das funções administrativa. Isto é a capacidade principal de um operário é a capacidade técnica. A medida que se eleva na escala hierárquica, a importância relativa da capacidade administrativa aumenta, enquanto a capacidade técnica diminui. Quanto mais elevado o nível hierárquico, maior a necessidade de dominar a capacidade administrativa.
Fayol decompõe o ato de administrar em: prever, organizar, comandar, coordenar e controlar.


PRINCÍPIOS GERAIS DE ADMINISTRAÇÃO PARA FAYOL

Fayol ao definir os princípios gerais da administração deixou claro que: os princípios não são rígidos nada é absoluto em matéria administrativa tudo em administração é questão de medida, de ponderação e de bom senso os princípios são maleáveis e adaptam-se a qualquer circunstância, tempo ou lugar.

ADMINISTRAÇÃO COMO CIÊNCIA

Todos os autores da Teoria Clássica são unânimes em afirmar que se deve estudar e tratar a organização e a Administração cientificamente, substituindo o empirismo e a improvisação por técnicas científicas - Ciência da Administração, ensino nas escolas e faculdades. Fayol e Taylor, apesar de não terem se comunicado entre si e tenham partido de pontos de vista distintos e mesmo opostos, os dois trabalhos possuíam diversas semelhanças entre si, e constituíram a base da teoria da administração.

DIVISÃO DO TRABALHO E ESPECIALIZAÇÃO

A organização deve caracterizar-se por uma divisão do trabalho claramente definida. A divisão do trabalho conduz à especialização e à diferenciação das tarefas. A idéia básica era a de que as organizações com elevada divisão do trabalho seriam mais eficientes do que aquelas com pouca divisão do trabalho. Enquanto a Administração Científica se preocupava com a divisão do trabalho no nível do operário, fragmentando suas tarefas, a teoria clássica se preocupava com a divisão dos órgãos que compõem a organização, isto é, departamentos, seções, divisões, etc.

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